DESIGN THINKING: FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

É o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto.

Essa ferramenta propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.
A Natura, empresa de cosméticos, presente na América Latina e França, utilizou o Design Thinkingpara desenvolver novas ofertas de produtos e serviços, leves e divertidos, que ampliasse o relacionamento com o jovem consumidor da marca. E, com isso, surgiram insights valiosos que funcionaram como trampolins para a criação de soluções diferenciadas e relevantes.

Um dos maiores desafios da Netflix é a personalização. O comportamento dos usuários evolui ao longo de um período de tempo e suas necessidades crescem. Há milhares de algoritmos complexos para que tudo funcione de maneira eficiente. Assim uma maneira inovadora que a Netflix viu para garantir que o conteúdo permanecesse personalizado é trabalhando com padrões de comportamento de usuários existentes para nortear sua estratégia de aquisição de conteúdos e lançamentos.

O designer Doug Dietz, da GE Healthcare, construiu uma máquina de ressonância magnética que o levou a ser indicado a um prêmio de desing. Com a repercussão, ele decidiu ir a um hospital para ver a utilização do produto e, ao chegar lá, encontrou crianças aterrorizadas com o uso daquela máquina. Em nenhum momento, Doug havia pensando na experiência dos usuários, nem em seus sentimentos. Realizou com as técnicas do Desing thinking uma atividade de imersão feita com a participação de um grupo de pessoas para gerar alternativas viáveis e para deixar o produto menos aterrorizante.

ETAPAS DO DESIGN THINKING

IMERSÃO
É a vivência do problema, tanto do ponto de vista da empresa (o cliente) quanto do usuário final (o cliente do cliente). Esta é a fase de levantar informações da empresa, analisar concorrentes e tendências de mercado, procurar entender quem é o usuário final, fazer entrevistas e observações de campo.

IDEAÇÃO
É a fase criativa. O importante é colocar de lado preocupações com questões operacionais, para criar ideias realmente novas. Fazer um brainstorming é um ótimo procedimento. A ideação pode ocorrer por meio de mapas mentais, desenhos, storyboards(com narrativa), entre outros.

PROTOTIPAÇÃO
Auxilia na validação das ideias geradas. O protótipo é a concretização de uma ideia, a passagem do abstrato para o concreto, para que se apresente uma versão (mesmo que simplificada) do produto ou serviço.
É preciso ter cuidado para não criar protótipos muito elaborados. Se a ideia não vingar, não vai haver muita perda nem de tempo nem de dinheiro.
Exemplos de protótipos são: cenários, produtos, interfaces web, entre outros.

REALIZAÇÃO
É a implementação da ideia por meio do lançamento do serviço ou produto. Nesta etapa, deve-se criar um projeto e colocar a melhor ideia no mercado.
Aplicar o Design Thinking significa trazer questionamentos intermináveis sobre a melhor forma de criar o novo, descobrir o inexplorado e obter algo realmente funcional. Inovar é criar valor para os clientes e isso exige a busca “daquilo que ainda não existe”.

Alunos:
Camilla Lorrane Lima
Danilo Moura da Mata 
Hudson Hernany do Nascimento Freitas

Comentários

  1. O Design Thinking é uma abordagem que veio para o apoio aos empreendedores, empresas ou ate mesmo criação de produtos e serviços muito ligado a inovação. Onde antes de mais nada nos auxilia enxergar o processo desde o início, antes de gerar a inovação, onde na utilização desta ferramenta se prevalece a livre expressão de pensamento para não intimidar a geração de ideias, que em processos comuns essas ideias poderiam ficar apenas no pensar do sujeito que deixou de se expressar por algum motivo, assim buscando soluções de forma coletiva e colaborativa, buscando que os envolvidos pensem como designers.

    Sendo um método com etapas bem definidas para o andamento do projeto. Identificando oportunidades (emaranhado de ideias), descobrindo, desenvolvendo o produto ou serviço, testes que em algumas Startups vem sendo utilizado o MVP sendo uma versão mais simples do produto que pode ate ser lançado em período de testes para buscar identificar sua real demanda e assim implementado na fase final.

    Como os colegas abordaram grandes empresas como a Natura e outras não citadas anteriormente como Itau, Volkswagen etc, utilizaram em algum produto ou serviço esta abordagem seja para criação ou melhoria. Utilizando ainda algumas práticas pode-se otimizar ainda mais essa abordagem, exercitando a empatia com clientes externos e internos, colocar pessoas no centro de tudo, promover a diversificação dos envolvidos, entender que o problema é tão importante quanto a solução, vivenciar e experimentar o problema.

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  2. Em tempos de mudanças tecnológicas extremamente velozes, um dos maiores desafios é criar algo que não se torne obsoleto ou, pelo menos, não tão rápido. Faz-se necessário antecipar as necessidades do mercado para disponibilizar produtos e serviços que atendam ou antecipem as necessidades do consumidor. E fazer isso antes dos seus concorrentes lhe confere vantagem competitiva e a sobrevivência do mercado.

    Para se sobressair o gestor necessita de equipes mistas formadas por pessoas do público à estrutura organizacional, indivíduos e equipes possam utilizar e gerar ideias inovadoras que sejam implementadas e façam a diferença, resultado financeiro. É ter o design thinking como um ponto estratégico, que ajuda as empresas a entenderam mais as pessoas e criarem produtos mais relevantes para elas.

    Para facilitar o entendimento em equipe e o domínio do assunto, algumas ferramentas são úteis, para organizar as ideias e traçar planos iniciais: certezas, dúvidas, suposições, entrevistas, pesquisa na internet, criação, prototipagem e experimentação.

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  3. O design thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade. Todo trabalho de design exige reflexão e a livre expressão do pensamento. Seguindo esse raciocínio, não seria uma certa redundância nomear uma abordagem da área de criação de Design “Thinking”? Não, não seria. Essa expressão vem sendo utilizada, não somente na área de Desenvolvimento de Produtos, mas em diversas áreas empresariais de todos os segmentos.

    Um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais em suas carreiras, nos dias de hoje, é suportar pressão por resultados cada vez mais imediatos (e dotados de nível máximo de eficiência), exigências que têm feito com que se opte sempre pelo caminho mais seguro e de menos riscos.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Esse conceito foi desenvolvido na área de design, mas se espalhou rapidamente para outros campos por apresentar uma maneira diferente de se abordar os problemas e buscar soluções.
    O Design Thinking é uma forma de pensar que busca métodos para atender as necessidades das pessoas, permite o uso de ferramentas criativas e é utilizado para resolver todos os tipos de problemas, sobretudo, aqueles que não possuem uma definição. Um grande diferencial que podemos identificar nesse conceito é que o Design Think não utiliza apenas uma possibilidade para solucionar os problemas, mas propõe a busca por múltiplas alternativas tendo a ideia que a inovação esteja centrada nas pessoas.Com uma maior gama de possíveis resoluções as empresas agregam melhorias em seus setores e garantem a percepção positiva de seus produtos ou serviços.

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  6. Podemos dizer que inovação é um subproduto do Design Thinking, porque seguir seus princípios garante um ambiente sempre aberto a possibilidades diferentes, novas abordagens para situações comuns e maneiras mais inteligentes de resolver problemas.

    Agir de modo dinâmico no entendimento dos problemas e na busca por respostas importantes para o negócio requer colaboração constante entre todos, pois somente dessa maneira é possível fazer as alterações necessárias à medida que as coisas progridem, e não perder oportunidades que podem diferenciar a empresa da concorrência e quebrar paradigmas de mercado.

    Isso reforça o fato de que ser um design thinker é uma tarefa coletiva. Por remover as barreiras e encorajar conversas entre todos, envolvendo-os no processo de solução do modo mais imersivo possível, o trabalho será mais significativo e com certeza dará melhores resultados.

    Entender bem os problemas a serem resolvidos e analisar os resultados dos esforços passados poderá antecipar as tendências e desejos dos consumidores e deixá-los cada vez mais satisfeitos. Com isso, eles não apenas continuarão a consumir, mas ficarão ansiosos para saber quais serão seus próximos passos, e como poderão fazer parte disso. A medida que a sua relação com seu público se estreita, encontrará clientes leais, dispostos a promover os seus feitos para outros.

    Fica claro que investir em design thinking pode ter grandes efeitos para o sucesso de uma startup. Apesar de envolver muito esforço é preciso torná-lo parte da cultura da empresa. Entre os resultados estão um ambiente mais inovador e colaborativo, produtos melhores e clientes mais satisfeitos, elementos essenciais em qualquer estratégia de sucesso.

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  7. Notadamente o Design thinking é uma abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemáticas em diversas áreas empresariais agindo com base na coletividade colaborativa. Costuma-se dizer que é um método mais humano do que os demais porque sua abordagem dispensa dados estatísticos em seu processo priorizando as observações empíricas e o contato direto com o cliente e demais profissionais.

    O Design Thinking é uma mudança de postura e de modelo mental. Ele estimula equipes e clientes e por isso é tão importante nos dias atuais, já que é um tipo de inovação aberta.

    A abordagem de forma coletiva do Design Thinking tende a colocar as pessoas envolvidas no centro do produto, ou seja, não é apenas o consumidor final que importa, mas sim, a mistura de experiências culturais e visões de mundo para ter um panorama mais completo na solução de problemas. Não existe uma “fórmula” elaborada, os resultados e adaptações às mudanças são algumas das principais vantagens de se trabalhar com o Design Thinking.

    Por fim, tenho a certeza que o Design Thinking torna a empresa mais colaborativa, e assim, mais competitiva, já que a cultura da colaboração é a chave que dá acesso ao século XXI. O modelo constrói um novo modelo mental e as vantagens chegam até nos resultados financeiros.

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  8. O Design Thinking é a forma de pensar de um design. Através dessa ferramenta o empreendedor pode melhorar seu senso crítico, ser mais criativo e adquirir mais oportunidades. Nele através de múltiplas soluções é possível melhorar na forma de resolver os problemas através da tecnologia. O Design Thinking combina os desejos e necessidades do publico com as possibilidades de realizações tecnológicas.

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  9. Design thinking é uma ferramenta muito util na criação de estratégias de negócios. Conteúdo bem rico e abrangente. Além de uma abordagem prática... parabéns pela abordagem do grupo....

    Marcelo

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  10. Sem dúvida o Design Thinking consolidou-se como um processo que usa, além de métodos formais, a sensibilidade e técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas com foco na estratégia de negócio viável.
    Em suma, Design Thinking converte necessidades em demanda. O aspecto humana e princípio dessa abordagem com objetivo de resolver problemas e ajudar organizações a serem mais inovadoras e criativas.
    O Design thinking, o modo como e design é pensado, está presente em cada etapa da jornada que começa com o briefing do cliente e termina com o trabalho pronto

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  11. Em um ambiente de mercado onde as empresas precisam se posicionar, seja em relação à marca ou produto, os gestores precisam buscar ferramentas que os auxiliem, bem como sua equipe na difícil tarefa de buscar soluções factíveis.

    Neste contexto, o Design thinking é uma excelente opção de escolha dentre outras ferramentas. O principal ponto deste método está na forma colaborativa que envolve e engaja os participantes. Os cases de sucesso de empresas que aplicaram ou aplicam este instrumento nos mostra o quão eficiente está ferramenta é.

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  12. Em um ambiente de mercado onde as empresas precisam se posicionar, seja em relação à marca ou produto, os gestores precisam buscar ferramentas que os auxiliem, bem como sua equipe na difícil tarefa de buscar soluções factíveis.

    Neste contexto, o Design thinking é uma excelente opção de escolha dentre outras ferramentas. O principal ponto deste método está na forma colaborativa que envolve e engaja os participantes. Os cases de sucesso de empresas que aplicaram ou aplicam este instrumento nos mostra o quão eficiente está ferramenta é.
    Ronaldo Farias

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