Inteligência artificial o caminho assertivo para a gestão


Inteligência  artificial  o  caminho  assertivo  para  a  gestão

A inteligência artificial (IA) pode ser considerada a tecnologia mais disruptiva desde a primeira revolução industrial. As máquinas inteligentes não têm apenas o potencial para mudar drasticamente o mundo dos negócios como, também, de transformar as relações no mercado de trabalho. A inteligência artificial é um subcampo da informática que tem por objetivo desenvolver máquinas e softwares que sejam capazes de executar tarefas de forma totalmente autônoma – e que, normalmente, seriam realizadas por pessoas.

Melhora o potencial competitivo das empresas ajudando enfrentar os concorrentes, pois, permite que dispositivos sejam capazes de raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas simulando a inteligência humana.

Embora a implantação seja um processo oneroso financeiramente confere vantagem competitiva à empresa se a equipe for capacitada e souber usufruir os dados estrategicamente. 
Potencializa as estratégias de venda ao analisar uma base de clientes, comparando comportamentos e histórico de compras, para criar produtos e serviços que melhor atendem às necessidades dos consumidores. Um sistema inteligente aplicado ao e-commerce também pode criar recomendações customizadas e tornar produtos mais atrativos de acordo com o perfil e a necessidade de cada cliente, melhorando a experiência do seu público e o seu grau de satisfação.

Amplia os mecanismos de segurança, uma necessidade de todos os negócios, seja nos processos de vendas ou na gestão da infraestrutura de TI.  Algoritmos antifraude incorporados à sua infraestrutura podem avaliar o comportamento do usuário cruzando dados e identificar ameaças que ainda não tenham sido documentadas. Garantem também a disponibilidade e integridade dos sistemas.

Na gestão de documentos auxilia na proteção de dados estratégicos sendo  capaz  de organizar e categorizar documentos em tempo real durante o processo de digitalização, indexando os itens automaticamente e usando uma lógica de programação complexa interpretar e extrair informações de maneira precisa e confiável dos documentos analisados.  Aperfeiçoa o processo de encontrar de dados críticos em meio à torrente de informações da rede, deixando-o mais rápido, dinâmico e menos oneroso possibilitando estratégias mais assertivas.

No Brasil, a inteligência artificial já começa a ganhar orçamento próprio dentro das organizações, volume de recursos destinado a esse segmento no país vai aumentar mais de cinco vezes em 2018 em relação ao ano passado.

Essa tecnologia inovadora está permitindo que as empresas aproveitem seus dados para melhorar a eficiência e a produtividade no local de trabalho, ao mesmo tempo em que oferece resultados tangíveis do ponto de vista do negócio.


BRUNO FRANCO CAPUANO
LÍVIA RACIELI DE REZENDE ANDRADE
MARCELO TAKATA COSTA
VALTER GADELHA DANTAS JUNIOR

Comentários

  1. Chegamos a uma era onde utilizam-se sistemas para controle de gestão e produção nas organizações, determinar tendências e tomar decisões. Estamos diante de uma verdadeira revolução na gestão de empresas, onde programas conseguem fazer análises complexas de bancos de dados e definir ações assertivas. São capazes de aprender e identificar padrões, superando até mesmo a capacidade humana em realizar tais tarefas.

    Se adaptando agora ao mundo dos negócios, a Inteligência Artificial, através da Computação Cognitiva, consegue prever cenários que ajudam os usuários de forma como nunca foi feito. Há uma otimização nos processos, com economia de recursos e tempo.

    Baseando-se em estatísticas e identificação de comportamento, os sistemas são capazes de fornecer suporte a situações antes mesmo que isso seja solicitado. Aplicada às mais diversas áreas de negócio, a Inteligência Artificial é capaz de perceber e analisar dados antes ignorados pelos gestores, tornando-se essencial para a gestão nos dias atuais.

    Com sua capacidade de aprendizado, os sistemas inteligentes permitem o crescimento da produtividade à medida que são alimentados com novas informações. Abrangem os mais diversos tipos de operações numa organização, conseguindo tratar enormes quantidades de dados em altíssima velocidade, se adequando à demanda crescente dos usuários de obter respostas em curto tempo.

    Como benefício de sua operação, esses sistemas proporcionam ganhos de eficiência, informações precisas e rapidez nas tomadas de decisão. Automatizar processos, diminuindo a burocracia, está se tornando essencial a sustentabilidade das organizações na atualidade.

    Um dos grandes desafios é que a tecnologia não soluciona problemas sozinha. É necessário que pessoas capacitadas saibam aproveitar o potencial entregue pela Inteligência Artificial e dediquem-se a processos que agreguem valor aos serviços e produtos oferecidos pela organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Cassiano, hoje a grande gama de informações seja estruturada ou não estruturada dispersas pela internet, sistemas legados, imagem e vídeos, já estão sendo tratada por algoritmos altamente baseados em aprendizagem de máquinas, antes um comando “SELECT” já bastava, hoje, a realidade extrapola dados estruturados. Estamos na era da INTERNET DAS COISAS e a Inteligência artificial facilita a busca de conhecimento nesse mar de informação.

      Excluir
  2. Conhecida comumente pelas siglas A.I, a inteligência artificial é um tema que pode ser extremamente envolvente para uns, e gerar pavor para outros, contudo nos dias atuais as pessoas estão mais familiarizadas e convivem, direta ou indiretamente, com essa tecnologia.

    Os computadores, sem dúvida, são os mais conhecidos no uso de A.I, inteligência artificial. Além dos computadores há também carros que não necessitam de motoristas, robôs com precisões milimétricos usados tanto na área médica como nas indústrias, entre vários setores em geral.

    A Inteligência Artificial foi considerada, durante muitos anos, como uma Ficção, porém acabou se tornando uma realidade, que a cada dia está mais presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Está demorando a existência de linhas de pesquisas em nossas universidades para aplicação da Inteligência Artificial, inclusive com fonte de incentivo, isso por que a Inteligência artificial está se tornando estratégica para empresas e governos. Mas, na realidade, e que acontece e que ficamos mais dependentes dos grandes players do mercado internacional. O Brasil precisa de mais investimentos na área de pesquisa e inovação assim, num futuro próximo, poderemos vislumbrar uma autonomia em Machine Leaning.

    ResponderExcluir
  4. Há quem veja a inteligência artificial como uma ameaça, tendo em vista que, uma única máquina pode substituir vários seres humanos, podendo assim, extinguir várias funções gerando alto índice de desemprego, entretanto, os cientistas desenvolvedores desse tipo de tecnologia avaliam a inteligência artificial como empoderamento do ser humano, sendo que a aplicabilidade da tecnologia seria um facilitador do desenvolvimento das atividades, portanto, estas seriam feitas de forma mais eficiente e mais precisa, minimizando erros e desperdícios otimizando o tempo e reduzindo custos.
    Sem dúvida a inteligencia artificial é uma realidade a qual temos que nos adequar e buscar conhecimento para monitorarmos essa tecnologia e estarmos aptos a desempenhar as novas funções que serão geradas. Apesar das novas gerações estarem familiarizados as inovações e veem com bons olhos essa explosão de novidades, há ainda quem resista e se recuse a aceitar as mudanças que vem ocorrendo.
    Hoje, as organizações já estão em busca de profissionais que tenham facilidade em operar as tecnologias advinda da inteligencia artificial. Apesar dos custos iniciais as empresas sabem da importância de se renovar e aqueles que ainda resistem podem perder mercado rapidamente entrar em colapso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, pesquisas nessa área A.I. buscam métodos ou sistemas computacionais que possam ou reforcem a capacidade de comportamentos inteligentes do ser humano, como a de resolver problemas, adquirir e representar conhecimento, reconhecer padrões etc.

      Excluir
  5. Inteligência artificial é a inteligência similar à humana, como foi visto em sala, as diferenças são poucas.
    Stephen Hawking disse: “Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados [pela IA]”, e isso pode ser “o maior evento na história da nossa civilização”, essa é uma realidade que não pode ser ignorada, o que devemos é nos atualizarmos e nos adaptarmos ao NOVO.

    Nós não chegamos lá ainda, mas é uma questão de tempo, a Inteligência Artificial não é mais um assunto futurista: é uma realidade, e precisamos conversar sobre ela.

    ResponderExcluir
  6. Através das maquinas inteligentes o mercado de trabalho mudou e evoluiu para com maior produtividade e assertividade. Podemos ver também através da inteligência artificial uma capacidade maior para realização de determinadas tarefas e uma segurança maior e melhor referente ao controle de dados.

    João Paulo Ribeiro Nunes

    ResponderExcluir
  7. As possibilidades de inovação com Inteligência Artificial são geração de dados, infinitas. Saber identificar como seus processos que dependem de dados e métricas podem ser otimizados pode ser decisivo para sua empresa se diferenciar e inovar.
    Essa tecnologia surge para automatizar principalmente processos que dependeriam de uma análise humana e auxiliar na tomada de decisão.

    ResponderExcluir
  8. A inteligência artificial auxilia as empresas de maneira que elas automatizam muito das suas atividades, com isso elas ganham em competitividade no mercado, pois podem diminuir os custos com a folha de pagamento, porém não podemos esquecer que a inovação parte do ser humano que com a dificuldade do dia-a-dia, a concorrência de mercado e a procura da ascensão na carreira profissional sempre busca maneiras de criar processos e/ou aprimorá-los.
    Devemos aprender a trabalhar em paralelo com a A.I, de forma que, toda a gestão da empresa fique mais dinâmica e ágil e possa ser moldada conforme o mercado vai mudando com o tempo, para que a empresa possa se manter sempre competitiva e lucrativa para seus stakeholders.

    ResponderExcluir
  9. A Inteligência Artificial já é presente e esta em nosso dia dia, a aplicação da IA só evolui e ganha maior abrangência em alta velocidade. Em uma conferência com um Engenheiro do MIT o mesmo afirmou " A Internet das Coisas estará presente em nosso cotidiano, assim como hoje é natural todos terem aparelho celular" ou seja, teremos IOT em nossas Geladeiras realizando de forma automática um pedido no supermercado,dentre outros equipamentos.

    Nesta visão, vemos o quanto a Inteligencia Artificial evoluirá e tratará benefícios para as pessoas e empresas. Neste cenário, a aplicabilidade é infinita e virá trazendo a reboque assertividade nas ações que se aplique a IA.

    ResponderExcluir
  10. A Inteligência Artificial nos acompanha hoje por todo canto. Por mais que seja discreta, os celulares hoje em dia contam com sistemas de inteligência capazes de interagir e buscar resultados de forma rápida e consistente, exemplo disso são as funções "ok google" e a "Siri". A ferramenta do google, mesmo não sendo tão precisa, consegue realizar pesquisa dentro do seu banco de dados e nos dar retorno daquilo que estamos procurando. Já a Siri, tem a capacidade de interação e conseguir realizar uma chamada para você sem que você disque o número.

    A automatização destes serviços vem trazendo facilidades para o usuário final, por mais que ainda de maneira tímida, observamos como a I.A. se torna cada vez mais necessária. Prédios são vendidos de maneira mais otimizada, visando melhor uso de energia, indicações de defeito com tempo hábil para reparo, sistemas de segurança capazes de captar movimento e tracejar linhas em uma parada para que seja indicado se algo passou por ela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Redes Sociais