As Redes Sociais


Gestão e Inovação
Tema2: Redes Sociais

Para fins do tema abordado neste trabalho, considera-se:
I - Redes Sociais: é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
II - são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. 

É inevitável falar das redes sociais sem nos levar a uma abordagem de inter-relacionamentos entre grupos e organizações, que cresce assustadoramente nos últimos anos. Um dos grandes pilares para esse crescimento foi o surgimento da internet na década de 1990, o mundo se abriu para várias possibilidades, entre elas as Redes Sociais que começou a ganhar força em 1997, com o site SixDegrees.com considerado, por muitos, como a primeira Rede Social, pois já permitia criar perfis de usuários e adicionar outros participantes, chegando a ter 3,5 milhões de membros, foi encerrado em 2001. Com o início do milênio foi iniciado a corrida para desenvolvimento dessas novas plataformas “Tecnologia de Mídia Sociais” com maior interação com os usuários como: Friendster (2002), MySpace (2003), hi5(2003) e Orkut (2004) são alguns exemplos de sites ilustres no período. Atualmente, com as novas tecnologias disruptivas e startups inovadores influenciaram as novas Redes Socias que ganharam, assustadoramente, bilhões de usuários como: O WhatsApp que surgiu apenas em 2009. Instagram, em 2010. Twitter, 2006. Youtube, 2005. Facebook, 2004. Skype, 2003. LinkedIn, 2002.
Todas essas Redes Sociais contém usuários que estão em tempo real compartilhando e produzindo conteúdo, seja dando opinião sobre um produto ou serviço. E é assim, que essas redes atraem cada vez mais empresas. Milton Nascimento diz em sua música que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Isso não vale só para artistas, as empresas também deve ir atrás de seu público onde ele estiver. E, com certeza, o publico está nas redes sociais. As Redes Sociais costumam dividir-se em diferentes tipos, de acordo com o objetivo dos usuários ao criarem um perfil, por isso, as organizações têm que ficar atentas para direcionar sua estratégia ao seu público alvo.
De forma comum as Redes Sociais se dividem em: de Relacionamentos (Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ etc.), de Entretenimento (Youtube (vídeo), Pinterest (imagem)), Profissionais (LinkedIn, Bebee, Bayt, Xing e Viadeo) e Redes Socias de Nicho (TripAdvisor (ramo gastronômico e turístico), DeviantArt (desenhos), Goodreads (fazer resenhas de livros e recomendá-los).

Além disso, é inevitável, que as empresas tenham as Redes Sociais com o objetivo de lançar produtos, dar visibilidade a uma marca, manter um canal de comunicação e interagir com seus clientes, seja direcionado para um ou vários tipos de Redes.  Listamos abaixo algumas estratégias utilizadas pelas empresas:
1. Funcionar como um termômetro de como o público em geral enxerga a sua marca e produtos. Isso ajuda a posicionar-se e caminhar com um pouco mais de luz. Diferente de uma pesquisa formal, na qual os entrevistados são questionados intencionalmente e com um objetivo final, nas redes sociais os clientes espontaneamente e sem qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões valiosas sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a melhor e pior forma de utilização dos mesmos.
2. Atuar como uma “Central de Atendimento ao Cliente”. Com as das redes sociais, a empresa saberá antes de qualquer outro meio as maiores verdades e as coisas urgentes e importantes que deve saber. E não adianta a preocupação de antecipar-se aos problemas, afinal, eles simplesmente aparecem de onde menos se espera. Seja porque um funcionário no ponto de venda não tratou bem algum cliente, porque a mercadoria estava em falta ou até mesmo porque a empresa não se preparou para um bom serviço.
Um pequeno deslize replicado para um número grande de clientes atuais e em potencial fez muitos executivos enxergarem o social business como uma ferramenta estratégica. Hoje são contratados profissionais de comunicação e marketing para desempenharem tal função, que necessariamente deve estar vinculada aos objetivos desses departamentos. De uns anos para cá, foram criados muitos cursos de extensão e até pós-graduação para quem deseja atuar na área. Tenha profissionais capacitados!
3. Construir uma boa reputação para a sua marca. Esse item está atrelado aos outros dois, mas assim como toda ação de comunicação e marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, ao posicionamento e a imagem que se deseja atingir, caso contrário nada disso faria sentido.
4. Disseminação de conteúdo Uma das funcionalidades mais interessantes das redes sociais, principalmente no Facebook, são os avisos sobre curtidas e compartilhamentos dos amigos.
Isso ajuda muito no crescimento das empresas porque espalha as postagens que o público mais interage, divulgando gratuitamente o conteúdo para um número muito maior de pessoas.
5. Construção de autoridade Um boa estratégia para ser visto como autoridade na área do seu negócio, é produzir conteúdo relevante para as redes sociais.
Um dos melhores canais para produção de materiais informativos e promocionais é o Facebook. Isso porque a maior rede social do mundo permite vários formatos de mídia: vídeos, textos, imagens e gifs.
O ideal é variar o tipo de conteúdo e avaliar a aceitação do seu público, mas, mesmo que os seus seguidores interajam mais com vídeos, por exemplo, não deixe de postar imagens e textos para evitar se tornar cansativo e também para reforçar que a sua empresa domina o assunto da sua área.
6. Engajamento do público-alvo Do mesmo modo que é possível criar uma forte interação com os seus seguidores, também é fácil promover o engajamento com as postagens da empresa.
Primeiro, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e entender o que ele espera de você, o que gosta o que deseja e quais as soluções busca na internet.
Depois, é só criar conteúdo original e relevante em proporção maior do que a quantidade de postagens promocionais, onde você mostra seus produtos e serviços. É importante colocar uma chamada para ação no final da postagem, convidando o visitante para comentar ou compartilhar a publicação.
Alguns estudos indicam que em média o brasileiro gasta 405 minutos mensais nas redes. Com isso, a chance de contato com sua empresa aumenta muito caso ela tenha uma boa presença.

Também, e importante ressaltar que as redes sociais poderá trazer transtorno as empresas, um exemplo recente é o caso do PlayStation 4. Quando a Sony divulgou o valor do novo console para o Brasil, imediatamente os potenciais consumidores utilizaram todas as redes sociais da Sony Brasil, internacional e do PlayStation para manifestar sua insatisfação. O resultado foi que no dia do lançamento do PS4 na FNAC da Av. Paulista – uma das lojas de eletrônicos de maior visibilidade em São Paulo – nenhuma unidade foi vendida. Esse impacto negativo teve sua origem toda nas redes sociais. Isso se aplica a todo e qualquer serviço.
Em suma, as redes sociais são poderosas ferramentas de marketing e podem trazer bons resultados para as organizações. O importante é passar uma boa imagem da marca, transmitir conteúdo relevante, atingir o público-alvo e, principalmente, saber lidar com o consumidor insatisfeito. Como tudo que acontece para quem pensa em marketing, para dar certo, é necessário planejamento e estratégias.

Alunos:
Vandeilton Soares de Lima
Rebeca Nogueira Maciel
Miguel Hermínio da Costa Filho

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. As redes sociais fazem parte de quase toda a população, nossos momentos de lazer ou “de não fazer nada” estamos conectados a uma rede, constantemente em contato como pessoas de diferentes pensamentos e opiniões. Mesmo quando estamos trabalhando por alguns instantes damos aquela olhadinha e recebemos informações.

    Saber usar esse meio de propagar sua empresa poderá ser o diferencial no mercado já permitem um relacionamento diferenciado com seus clientes, um relacionamento pessoal, você pode cativar diferentes grupos de pessoas com diferentes expectativas e necessidades, algo que um comercial genérico não consegue atingir.

    As Redes Sociais são espaços privilegiados para fortalecer a sua marca na cabeça das pessoas, além disso, os posts podem definir a imagem que o cliente tem da sua empresa.

    As redes sociais, quando bem usadas, ajudam a construir uma boa reputação para a marca, podendo identificar seus pontos fracos e fortes, saber o que os usuários estão falando a seu respeito e até gerenciar crises.

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  3. As redes sociais tornaram-se, sem dúvidas, um canal obrigatório para as empresas que pretendem alcançar um grande número de clientes e manterem-se presentes no mercado. Uma empresa se mostra muito mais disponível aos seus clientes, hoje em dia, quando participa de pelo menos uma rede social. Já existem clientes que se recusam a comprar um produto ou contratar um serviço de uma empresa que não esteja "em rede".

    Além de aproximar-se dos seus clientes, as empresas podem e devem utilizar as redes sociais para aprender sobre e conhecer melhor seu cliente. Adquirindo esse conhecimento extra, a empresa se permite criar produtos, serviços e estratégias que visem atender com maior precisão as demandas de seus clientes. A consequência disso é a manutenção desses clientes, haja vista a satisfação quase imediata de suas necessidades.

    Vale lembrar que essa aproximação e interação maior entre empresas e clientes, acarreta numa certa perda de privacidade dos clientes. Isso se dá porque cada vez mais os clientes se conectam as empresas e fornecem mais informações, na intenção de obter melhores produtos/serviços ou produtos/serviços cada vez mais personalizados. Na maioria das vezes, essa abertura se dá de maneira espontânea por parte do cliente, que se vê absorvido pela abordagem das empresas.

    Analisando num contexto maior, podemos considerar que as redes sociais são um ótimo exemplo de como os conceitos de Big Data, Design Thinking e Inteligência Artificial estão interligados. Afinal, a partir das redes sociais, obtém-se um volume enorme de dados, sejam eles estruturados ou não-estruturados, que serão analisados e concatenados buscando informações preciosas sobre seu público. Para tratar estes dados de forma rápida e inteligente, são desenhados métodos práticos que visem propostas de soluções para os objetivos buscados. E como forma de acelerar todo o processo, utiliza-se o poder da inteligência artificial, que é capaz de processar inúmeras informações ao mesmo tempo, fornecendo o que se deseja em muito menos tempo.

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  4. Na abordagem feita pelos colegas vemos que as redes sociais vieram para ficar em nossas vidas. Nelas usamos para compartilhar nossa vida, momentos tristes e alegres, insatisfações, lazer, social networking. Nisso as redes sociais foram se segmentando para diversos nichos como: Networking, social, vídeos, músicas, fotos, negócios, animais de estimação entre outros.

    Com toda essa exposição as grandes empresas e o marketing estudaram e viabilizaram a seu favor, criando perfis e paginas nestas redes de suas companhias, produtos e marcas. Aumentando o seu poder de alcance e ate conseguindo reduzir custos saindo de mídias comuns como a televisão que antigamente possuíam preços exorbitantes para anúncios que com essa demandada para a internet chegou a rever preços para buscar mais anunciantes.

    Mais toda esta exposição ela pode ter duas medidas tanto para o bem como o mal. Devido ao poder e velocidade de propagação das informações nas redes sociais se tormam ate perigosos, onde ajuda a propagar um produto ou serviço tanto com elogios, avaliações positivas, mas o grande problema é quando vem as criticas e avaliações negativas onde apresentam riscos de imagem, sendo necessário as empresas uma equipe pronta para fazer esse monitoramento nas redes sociais em que a empresa seja citada, estando pronta a atuar na gestão de crise. Posso ate compartilhar um caso que acompanhei em uma instituição que trabalhei, o cliente insatisfeito com o prazo do processo adotado pela empresa foi as redes sócias reclamar da empresa e logo uma área da instituição entrou em contato pela mesma rede social com o cliente e em paralelo tratando o caso com o ponto de venda que estava atendendo o cliente. Com isso podemos ver que não simplesmente chegar numa rede social e jogar tudo que queremos para fora pois também podemos responder por isso até em meios jurídicos.

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  5. Falando de Redes Sociais, podemos afirmar que cada vez mais fazem parte do dia-a-dia de quase todas as pessoas, pois além de ser uma forma de entretenimento, por este caminho pode se trocar diversos tipos de informações, desde piadas, recados, até informações de cunho estudantil e profissional.

    Nos últimos tempos, as redes sociais estão a ser usadas para aglomerar pessoas e se reunirem para protestar sobre algum tipo de problema que acontece na cidade, no estado ou no país, ou seja, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta indispensável para as grandes revoluções populares, ajuntando uma grande massa de pessoas que na maior parte das vezes nem se conhecem pessoalmente se unem para lutarem por um objetivo.

    Assim sendo, qualquer que seja o propósito, sanar os problemas da população, como saúde, segurança, educação de crianças e famílias necessitadas ou para lutar por temas mais específicos, que geralmente são organizados por grupos menores de algum segmento da sociedade (médicos, professores, estudantes, etc.), as redes sociais justificam o seu nome, formando redes de pessoas na sociedade com objetivos em comum.

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  6. Existe uma geração que viveu somente uma realidade virtual, onde todos já crescem com toda uma tecnologia avançada e convivem com uma evolução em todos os âmbitos quase que instantâneos. Cada rede social possui suas características próprias e toda empresa hoje para uma boa divulgação precisa fazer parte disso. Uma rede social nada mais é que uma estrutura social composta por pessoas ou organizações que compartilham valores e objetivos em comuns, seja dentro ou fora da internet. Quando falamos do tema, logo pensamos no Facebook, mas hoje em dia além de relacionamentos pessoais temos redes profissionais e de entretenimento como por exemplo o You Tube e Linkedin. De fato as redes sociais são uma necessidade para ter interatividade com um grupo nos dias de hoje e a evolução vai acontecer independente de quem queira ou não fazer parte desse contexto.

    João Paulo Ribeiro Nunes

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  7. Vejo esse tema como um novo formato de comunicação q possibilita uma maior pluralidade de informações. Acredito ser uma ferramenta importante de contato entre pessoas... grupo foi muito feliz nas colocações sobre o tema, tema bem abordado, fácil compreensão...
    Marcelo

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  8. Com o advento da Internet a distância entre as pessoas ficou mais próxima. As Redes Sociais vem reforçar está afirmação, juntando pessoas com pensamentos, interesses, desejos, necessidades parecidos.

    Neste contexto as empresas gozam de uma fonte de dados valiosa, onde bem tratadas e direcionadas podem gerar retornos interessantes. Ao usar estes dados é preciso que se tenha ética e responsabilidade, além de um olhar de benefícios voltado para todos os ELOS.
    Ronaldo Farias

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  9. As empresas devem utilizar as redes sociais com muito cuidado, pois da mesma forma que a imagem da mesma pode crescer e valorizar, se a empresa emitir alguma opinião infeliz sobre algum tema sensível e/ou publicar algo que as pessoas “não curtam” a imagem da mesma pode ficar “manchada” por um bom tempo ou até para sempre.
    Hoje em dia as empresas recrutam potenciais novos colaboradores através das redes sociais e também é por causa delas que alguns acabam sendo desligados, pois algumas postagens feitas por esses colaboradores podem afetar a imagem da empresa que esse funcionário trabalha e por isso ela prefere realizar o desligamento do mesmo, por isso devemos ter cuidado com o que postamos nas redes sociais.
    As redes sociais é uma ferramenta que veio auxiliar as pessoas a criar laços e juntar as que estão muito longe, porém empresas utilizam as informações que os usuários disponibilizam gratuitamente e sem quase nenhuma preocupação, esses dados valem muito para elas, pois essas se baseiam sobre esses dados que são disponibilizados e o BIG DATA trata e detalha e assim as ações são tomadas como alterar uma eleição em um país ou fornecer um produto correto a um consumidor certo de maneira eficaz e eficiente.

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    Respostas
    1. Isso mesmo Hudson, referente a alterar uma eleição temos que ter muito cuidado principalmente com as chamadas fake news - que são perfis falsos - criados para influenciar pessoas ou distorcer acontecimentos reais. Esses robôs podem ser encontrados tanto facebook com no twitter.

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  10. As redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade para o compartilhamento da informação e do conhecimento, mediante as relações entre atores que as integram.
    Nas redes sociais, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede. De acordo com a temática da organização da rede, é possível a formação de configurações diferenciadas e mutantes.
    As empresas utilizam desses mecanismos e que podem igualmente servir como ferramentas incríveis e de baixo custo para empresas que procurem divulgar seus serviços e produtos para diversos públicos. Diversas companhias gigantescas, sabendo disso, como o Netflix, a Alphabet (Google) e a Apple, já investem pesado em marketing digital.
    De todo modo, os benefícios de saber usar as redes sociais para fins comerciais são inúmeros e, se bem explorados, podem ser determinantes para o sucesso de uma marca. A fidelização do cliente, assim como a identificação de suas necessidades são apenas uma das benesses advindas de possuir presença ativa nas plataformas digitais. As redes permitem que as empresas estejam presentes diariamente na vida de seu público alvo, assim como abrem um canal de diálogo com novos consumidores. Ficou fácil ser responsivo e garantir presença no dia-a-dia de seus clientes.

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  11. Tendo como base o que foi apresentado pelo grupo e pela importância hoje das redes sociais para o âmbito profissional, podemos observar que as redes sociais transformaram a forma que as pessoas lidam com empresas. Conseguir mensurar a desenvoltura da empresa sem que haja a necessidade de fazer uma pesquisa de mercado como era feita anteriormente, apenas usando o google como ferramenta de pesquisa.

    Com o crescimento das redes sociais, começaram a surgir novas profissões, os "DIGITAIS INFLUENCER", com a capacidade tremenda de atingir uma massa e uma diversidade cultural que não era tão simples de se alcançar. Exemplo disto é o Windherson Nunes, e vários perfis de pessoas que fazem propagandas de maquiagem ou dão dicas de viagem. Elas atingem uma massa muito ampla, e o investimento feito para isso acaba sendo menor do que qualquer um.

    As redes sociais acabaram se tornado vitrine para empresas de grande porte, que antes faziam suas propaganda em grande peso pela TV, e hoje em dia consegue espaço publicitário dentro das redes sociais para divulgação de sua empresa de acordo com a pesquisa realizada anteriormente pelo usuário.

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