Big Data e seus desafios no cenário atual


A criação de dados está ocorrendo em uma taxa recorde. Grande parte dessa explosão de dados é o resultado de um aumento incrível de consumo de informações em dispositivos inteligentes conectados à internet, como smartphones e eletrodomésticos. Todos esses dados criam novas oportunidades para aprender mais sobre as pessoas e seus hábitos. Estamos entrando na era do Big Data.

Considera-se que as organizações que forem capazes de captar esses dados e utilizá-los em seus negócios tomando decisões e implantando soluções para seus clientes terão muito mais chances de prosperar. Enquanto aquelas que não aproveitarem essa oportunidade estarão criando para si mesmas uma desvantagem competitiva e enfrentarão grandes dificuldades de concorrer no mercado atual.

Num mercado cada vez mais competitivo, as organizações dependem da captação desses dados para atender a comunidade de clientes mais exigentes que buscam soluções rápidas e inteligentes. Num mundo conectado, as pessoas querem respostas completas e eficientes para suas mais diversas necessidades. O desafio para o futuro será encontrar maneiras de captar, analisar e monetizar todas essas informações.

Nesse cenário aparece o Big Data, que trata do desafio das organizações em lidar com esse volume crescente de dados, que também envolvem uma enorme gama de análises e problemas de uso das informações. Os principais desafios se dão em ter uma infraestrutura capaz de gerir esse volume de informações, avaliar dados de variadas fontes, cruzar estes dados e permitir uma resposta em tempo real.

As tecnologias de Big Data descrevem uma nova geração de tecnologias e arquiteturas, projetadas para extrair, economicamente, valor de uma ampla variedade de dados, permitindo a captura, descoberta e análise de alta velocidade.

As fontes de dados para Big Data incluem indústrias que recentemente começaram a digitalizar seu conteúdo, como o entretenimento, os setores de saúde e ciência, transportes, logística, varejo, telecomunicações e serviços públicos.

Os consumidores são cada vez mais participantes ativos em um mercado de autoatendimento que não registra apenas o uso de cartões de afinidade, mas pode ser cada vez mais combinado com redes e metadados baseados em localização, o que cria uma mina de ouro de dados do consumidor para varejistas, distribuidores e fabricantes de produtos de consumo bens.

Independentemente da indústria ou setor, o valor final das implementações de Big Data deve ser julgado com base em um ou mais dos três critérios: fornecimento de informações úteis, fidelidade da informação e a pontualidade da resposta.

Barreiras à adoção de Big Data são geralmente culturais e não tecnológicas. Dentro de muitas organizações não se consegue implementar programas Big Data porque são incapazes de avaliar como a análise de dados pode melhorar seu core business – o núcleo de sua unidade de negócio. Um dos gatilhos mais comuns para o desenvolvimento de Big Data é uma explosão de dados que faz conjuntos muito grandes de dados existentes, cada vez mais difíceis de gerenciar por meio de ferramentas comuns de gerenciamento de banco de dados.

Para começar, é útil pensar no seguinte: identificar problemas que os líderes de negócios possam relacionar; definir as questões necessárias para atender aos objetivos do negócio; entender as ferramentas disponíveis e identificar as tecnologias nas quais você pode confiar; constituir uma estrutura que possa lidar com o crescimento exponencial de dados.

São gerados em torno de 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente no mundo, isto gera um desafio gigantesco para armazenar todo este dado, pois além de ser necessário a criação de novos softwares, temos atrelado a isto alto custo de investimento. Este desafio compete aos profissionais da área de Tecnologia que debruçam no assunto e criam soluções.

Os profissionais que atuam nessas áreas necessitam basicamente de conhecimento nas áreas de exatas e tecnológicas, como por exemplo, estatística, matemática e computação. Aqueles que atuam em pesquisas e análises de dados também estão aptos a trabalhar com essas ferramentas. A maioria deles inicia seus trabalhos como analista de negócios, desenvolvedores ou arquiteto de redes. São carreiras novas, mas com grande tendência de expansão.

O Big data se baseia em 5 V’s; Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor. Podemos dizer que os V’s refletem os valores do Big Data e mostram como esta ferramenta é dinâmica e usual, por isso cada vez mais as grandes empresas buscam o seu benefício para agregar valor e conquistar clientes, principalmente através da fidelização.

Esta ferramenta alimenta-se de dois tipos de dados, os Estruturados e não estruturados. Dados estruturados são dados organizados em linhas e colunas, dados prontos encontrados geralmente em bancos de dados, já os dados não estruturados são dados que não podem ser organizados, geralmente são textos, citações encontrados geralmente em redes sociais.

Todo este dado são organizados em soluções de Big data e o resultado são insights aprimorados, tomada de decisões e automação de processos. Este é o vale do Silício principalmente para profissionais da área de Marketing.

Temos vários cases de empresas e segmentos que já utilizam soluções em Big Data, exemplo: Setor Financeiro (American Express), Alimentação (Mcdonalds), Politica (Cambridge Analytica). Todos estes setores utilizam o Big Data para analisar e entender principalmente o comportamento de seus clientes ou público alvo. Isto resulta em oferta de produtos ou serviços personalizados e com foco direcionado.

O mundo moderno está cada vez mais dinâmico e exige respostas rápidas, além de exigir de gestores conhecimento e capacidade de antecipar soluções. Sendo assim, podemos dizer que para permanecer no mercado as empresas precisam conhecer seus clientes e público, pois sem conhecimento dificilmente prosperará.


Por:
Cassiano Galler
João Paulo
Ronaldo Farias

Comentários

  1. Atualmente a sociedade muda rapidamente devido ao volume de conteúdo ao qual somos expostos, por consequência os processos tecnológicos evoluem quase que instantaneamente. Acompanhar essa velocidade é a chave de sucesso para a empresa.

    Por meio do nosso relacionamento com as mídias sociais ou mesmo redes físicas são produzidos muitos dados, cerca de 2,5 quintilhões de bytes de informações, tudo isso é combustível para o mercado.

    O tratamento consistente destes dados e o foco do Big Date. Em meio a este turbilhão de dados temos uma variedade que podemos chamar de estruturados e não estruturados que proporciona redução do tempo de demanda podendo decisões serem tomadas em tempo real. Devemos considerar a veracidade e integridade dos dados para que gerem informações de qualidade que ao ser interpretados proporcionem decisões assertivas. Assim o Big Date gera valor para a empresa, pois possibilita cruzar vários dados por meio de diversas fontes e acertar na estratégia.

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    1. O atributo volume é uma característica do BIG DATA. Ela faz referência à dimensão sem precedentes do volume de dados. Listo abaixo dois exemplos de estatísticas, estimadas, perceba que, quanto você estiver lendo os valores já mudaram
      - a cada segundo, cerca de 2,5 milhões de buscas são realizadas no Google.
      - a empresa Walmart manipula mais de 1 milhão de transações dos clientes por hora (2016)
      Só para tentarmos compreender o impacto desse crescimento, segundo estudo da ONU revela que a população global atual é de 7,6 bilhões de habitantes e deve subir para 8,6 bilhões em 2030. Como prover, adaptar e gerir recursos para suportar esse crescimento populacional tão expressivo em tão pouco tempo?

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  2. Desde os primórdios sabemos o quanto é importante a informação. Onde na história possuímos diversos exemplos de como transformar dados em algo relevante, útil e estruturado. Com o passar dos tempos a informação foi criando novos formatos onde saímos de formatos simples em papeis e com o avanço tecnológico, para os conhecidos meios digitais nos tempos de hoje.

    Com o forte avanço tecnológico que tivemos nas últimas décadas e a digitalização, a quantidade de dados armazenados cresceu de forma exponencial e para o tratamento deste volume de informação são necessárias ferramentas que auxiliem na velocidade do tratamento destas informações onde a ferramenta do momento é o Big Data.

    O Big Data é mais conhecido do que imaginamos, as empresas utilizam desta ferramenta para o auxilio de tomada de decisões conseguindo prever cenários, analisar tendências e até mesmo prevenir certas situações, pesquisas entre outros. Nos utilizamos o Big Data mais do que imaginamos. Enquanto estamos navegando na internet nossas pesquisas estão sendo armazenadas como: produtos que estamos pesquisando, redes sociais que entramos, aplicativos de GPS que registram para onde estamos indo, onde devemos colocar o ponto de segurança e privacidade da informação destes dados, como estas empresas vão tratar estes dados, como exemplo podemos citar aplicativos em nossos celulares, onde solicitam permissões para verificar a nossa localização e etc.

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  3. O Big Data é um conjunto de tecnologias de análise e processamento de grandes volumes de dados que podem ser estruturados, semi estruturados ou não estruturados como já citado no artigo acima. As organizações tendem a cada vez mais aderirem a esse tipo de tecnologia devido a grande profusão de dados disponíveis que, hoje, estão acessíveis tanto as grandes como pequenas empresas. Esse grande volume de dados gerados diariamente, proporciona as organizações trabalhar os anseios dos consumidores, estudar os concorrentes e entregar com eficiência e eficácia seus produtos e serviços.

    Diante de um cenário onde a tecnologia traz a necessidade de renovação constante, está atento as tendencias tecnológicas se torna uma obrigação para aqueles que pretendem se manter vivos no mercado.

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  4. Em tecnologia da informação, o termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. Como informado no texto acima, baseia-se nos 5 V's: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. De acordo com essa informação o Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.

    Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança. Além disso, melhores decisões podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, estatísticas da área de trabalho e pacotes de visualização, muitas vezes têm dificuldade em lidar com grandes volumes de dados, pois isto requer o trabalho de "software paralelo, rodando em dezenas, centenas ou até mesmo milhares de servidores". O que é considerado "Big Data" varia de acordo com as capacidades dos usuários e suas ferramentas.

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  5. O termo Big Data é tão amplo quanto seu nome sugere. Em dias atuais, de geração de volumes incomensuráveis de dados, as mais diversas ações diárias da sociedade (de manifestações de usuários nas redes sociais a registros corporativos e movimentações financeiras) tornaram-se dados valiosos paras as empresas, que podem utilizá-los para conhecerem melhor seus clientes, entenderem seu comportamento de compra e até prenunciarem uma crise no setor ou migração de clientes à concorrência.

    Diante deste cenário cada vez mais dinâmico, ter acesso – antes dos rivais – às mudanças de mercado é o limiar incontestável entre o viver e o morrer no universo corporativo.

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  6. Toda empresa tem uma grande série de dados gerados diariamente, sejam eles estruturados ou não, são considerados Big Data. Através de sistemas que captam esses dados e os organizam de formas úteis, as empresas podem conhecer melhor seus clientes, seus objetivos e comportamentos no momento da compra. O Big Data transforma a capacidade de armazenar, recuperar e analisar dados e, com ele, as formas como as pessoas se relacionam com seus consumidores, pois é possível entender e conhecer cada vez melhor as necessidades das pessoas e garantir um atendimento mais personalizado.

    João Paulo Ribeiro Nunes

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  7. Big date está revolucionado a forma de se fazer e pensar negócios agora, daqui a alguns anos, a transformação será ainda maior... tema muito bem abordado pelo grupo, Parabéns a todos!!!
    Marcelo

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  8. O crescimento exponencial na geração de informação nos dias atuais é assustador, são muitos gigabytes de dados gerados por minutos, e para processar esses dados as empresas estão criando programas que captam, tratam e entregam as “respostas” que os gestores procuram como: qual será a próxima tendência do mercado para o segmento de beleza?
    Com essa informação os gestores podem trabalhar em cima do produto como o marketing, a logística, o preço entre outros pontos crucias para a comercialização do mesmo.
    Antes para obter essa informação era mais complicado, pois o acesso a informação era mais complexo e mais oneroso e tinha que ter a priori um intermediário que seria uma empresa que executaria uma pesquisa de opinião com o público em geral, porém hoje em dia não há a necessidade desse intermediário se a empresa tiver um ser de T.I e se nessa área tiver pessoas qualificadas em trabalhar com a ferramenta chamada de BIG DATA, ferramenta essa que trata toda a informação e assim a empresa pode tomar as decisões mais certas possíveis.

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  9. Na era exponencial as informações são muitas, sejam estruturados, semiestruturados e não estruturado, analisar dados não é uma atividade qualquer para empresas e governo, é uma questão de sobrevivência.
    Em um mundo globalizado, e cada vez mais competitivo, em que os dados são produzidos de forma exponencial, considerando seu volume, variedade e velocidade, quem for capaz de extrair, tratar e transformar em conhecimento certamente estarão na frente.

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  10. O sucesso na análise em big data requer uma mudança na cultura da organização, e na maneira como ela aborda problemas e oportunidades. A empresa precisa estar aberta para a inovação e mudança.
    O big data oferecem incentivos para comportamentos impulsionados por análise, garantindo, assim, que os dados sejam incorporados em processos para a tomada de decisões importantes. Eles criam metas para melhorias operacionais, financeiras entre outras.

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  11. O BIG DATA conseguiu expandir os horizontes das empresas, pois tornou-se ferramenta indispensável para conhecer o tipo de cliente gerenciado. Por ele, a empresa consegue traçar o perfil do cliente e entender o cliente como um todo.

    Empresas veem a cada dia pagando altos valores em busca de produtos perfeitos pois tentam entender realmente a necessidade do cliente e o nível de desejo.

    Existem ainda algumas empresas que geram barreira para a entrada do BIG DATA para sua incorporação pois simplesmente não conseguem entender como esta ferramenta pode agregar valor ao seu produto. Como vimos em aula, inovação é constante, e aqueles que não aderem a ampla visão e de como o mercado é volátil, estão propensos ao fechamento de seus negócios.

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  12. O BIG DATA conseguiu expandir os horizontes das empresas, pois tornou-se ferramenta indispensável para conhecer o tipo de cliente gerenciado. Por ele, a empresa consegue traçar o perfil do cliente e entender o cliente como um todo.

    Empresas veem a cada dia pagando altos valores em busca de produtos perfeitos pois tentam entender realmente a necessidade do cliente e o nível de desejo.

    Existem ainda algumas empresas que geram barreira para a entrada do BIG DATA para sua incorporação pois simplesmente não conseguem entender como esta ferramenta pode agregar valor ao seu produto. Como vimos em aula, inovação é constante, e aqueles que não aderem a ampla visão e de como o mercado é volátil, estão propensos ao fechamento de seus negócios.

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